PROGRAMAS
"Educando com a vida rumo a Cidadania"
Metodologia
O Programa Geral intitulado: “Educando com a Vida Rumo a Cidadania”, aproxima-se da visão de saúde e habilidades, distanciando-se da visão de doença e de incapacidade. A metodologia fundamentada no modelo do Centro Ann Sullivan do Peru (LeBlanc, 1990) utiliza o Currículo Funcional Natural (CFN) acrescentado de procedimentos e protocolos desenvolvidos no Brasil no programa de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos-SP para: Avaliar e Monitorar Interesses e Desempenho, Comunicação Alternativa e Inserção no Mercado de Trabalho de pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo.
O CFN consiste em ensinar conceitos e habilidades úteis e necessárias à autonomia do usuário, que possam ser úteis no momento e continuar sendo úteis ao longo da vida em diversos ambientes e com diferentes pessoas. A abordagem é fundamentada no respeito à pessoa, na observação da eficiência para ampliar possibilidades de inclusão social.
PROCEDIMENTO
ENTENDA COMO FUNCIONA
A avaliação assim como a intervenção é individualizada. Por meio de atividades naturais e contextualizadas, usando materiais do cotidiano dos usuários é possível avaliar interesses e competências nas diversas áreas do desenvolvimento e do conhecimento, ponto de partida para elaboração das Metas – Objetivos e conceitos úteis e necessários à vida do usuário
As metas estabelecidas devem contemplar as necessidades da convivência familiar e cultural de cada usuário. Nesse aspecto serão organizadas no currículo individualizado as habilidades necessárias e compatíveis com a idade cronológica, no desenvolvimento da autonomia, vida diária, vida prática, comunicação social, comportamento, aptidão e talento e habilidades acadêmicas funcionais.
Nesse sentido os profissionais apoiam-se nos estudos de Vygotsky para exercer práticas pedagógicas por meio das relações sociais e afetivas nas quais a linguagem desempenha papel fundamental.
Na intervenção, a aprendizagem de conceitos ocorre em atividades contextualizadas, no ambiente real, com materiais do cotidiano e adequadas à idade cronológica do usuário.
Cada atividade deve estar estruturada com acessibilidade, sendo referenciais: a Comunicação alternativa e ampliada, incluso PECS-Adaptado adaptado ao CFN (WALTER, 2000); Análise da função do comportamento sob a visão humanista comportamental e o monitoramento é realizado individualmente (CUCCOVIA, 2003), sendo os resultados alcançados pelo indivíduo em relação a si próprio.