Metodologia
A metodologia do Currículo Funcional Natural (CFN) propõe ensinar conceitos e habilidades úteis no momento, que continue sendo útil ao longo da vida em outros ambientes, contextos e pessoas. Pode ser utilizado, pela sua flexibilidade e adaptabilidade, às pessoas com dificuldades comunicativas, transtorno do neurodesenvolvimento, ou a quem possa se beneficiar com o programa
O CFN contempla os interesses as habilidades de cada estudante, tendo a proposta de ampliar o repertório de interesses, das habilidades adaptativas, incluídas comunicação, habilidades sociais e áreas do conhecimento, com vistas a um melhor funcionamento.
TRATAR COMO PESSOA EDUCAR COM A VIDA
“Tratar como Pessoa”,
Antecede diagnóstico
Acredita que a pessoa com deficiência
SER: HUMANO pensa;
SER PESSOA consciência de si próprio;
SER INDIVÍDUO papel social;
SER CIDADÃO voz, agir, transformar
“Educar com a Vida”
Aprender atividades compatíveis com a Idade cronológica, talentos, direitos- deveres e CAA. “Aprender Fazendo” mostra para que serve o que ‘é aprendido e, por consequencia natural e enfoque amigo, o comportamento aprendido é mantido por ser reforçador social extremo
As estratégias de acessibilidade são prioridade no ambiente e na apresentação de todas as atividades na informação, estruturação, metodologia, instrumentos necessários, tecnologia de de modo alternativo para apresentação da atividade, sendo a acessibilidade comunicacional (CAA) e a atitudinal aplicada de modo transversal em todas as atividades, momentos e situaçoes.
O CFN consiste em ensinar conceitos e habilidades úteis e necessárias à autonomia do usuário, que possam ser úteis no momento e continuar sendo úteis ao longo da vida em diversos ambientes e com diferentes pessoas. A abordagem é fundamentada no respeito à pessoa, na observação da eficiência para ampliar possibilidades de inclusão social.
GARANTIA DOS DIREITOS
A Metodologia do CFN base e norte do trabalho do PROGRAMA EDUCANDO COM A VIDA RUMO À CIDADANIA efetiva-se nos termos das políticas públicas.
Na Política da Assistência Social, a instituição executa por meio de Termo de Parceria, o serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência.
Este é um serviço público, preconizado pelo Sistema Único da Assistência Social – SUAS (Lei 12.435), atendendo a orientação da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (resolução nº 109 de 2009).
Na Política da Educação o Atendimento Educacional Especializado (AEE) está fundamentado nos marcos legais, políticos e pedagógicos que orientam para a implementação de sistemas educacionais inclusivos conforme Decreto nº 7611/2011, Resolução CNE/CEB nº 4/2009 e Lei nº 13.146/2015.
Visa o oferecimento do apoio técnico na forma de Termo de Parceria e Consultoria com a finalidade de ampliar a oferta do AEE de forma não substitutiva à escolarização dos alunos público-alvo da educação especial na rede regular municipal de ensino.
O programa é orientado para o desenvolvimento das áreas adaptativas, diminuindo as dificuldades e habilitando o usuário nas áreas da alimentação, vestuário, higiene, comunicação, saúde, segurança, comunicação, habilidades acadêmicas e sociais. A habilitação é promovida pela acessibilidade em todas as atividades necessárias para o desenvolvimento, desde a acessibilidade pragmática, estrutural, comunicacional, instrumental, metodológica, atitudinal e tecnológica.