PROCEDIMENTO

ENTENDA COMO FUNCIONA

A avaliação assim como a intervenção é individualizada. Por meio de atividades naturais e contextualizadas, usando materiais do cotidiano dos usuários é possível avaliar interesses e competências nas diversas áreas do desenvolvimento e do conhecimento, ponto de partida para elaboração das Metas – Objetivos e conceitos úteis e necessários à vida do usuário

As metas estabelecidas devem contemplar as necessidades da convivência familiar e cultural de cada usuário. Nesse aspecto serão organizadas no currículo individualizado as habilidades necessárias e compatíveis com a idade cronológica, no desenvolvimento da autonomia, vida diária, vida prática, comunicação social, comportamento, aptidão e talento e habilidades acadêmicas funcionais.

Nesse sentido os profissionais apoiam-se nos estudos de Vygotsky para exercer práticas pedagógicas por meio das relações sociais e afetivas nas quais a linguagem desempenha papel fundamental.

Na intervenção, a aprendizagem de conceitos ocorre em atividades contextualizadas, no ambiente real, com materiais do cotidiano e adequadas à idade cronológica do usuário.

Cada atividade deve estar estruturada com acessibilidade, sendo referenciais: a Comunicação alternativa e ampliada, incluso PECS-Adaptado adaptado ao CFN (WALTER, 2000); Análise da função do comportamento sob a visão humanista comportamental e o monitoramento é realizado individualmente (CUCCOVIA, 2003), sendo os resultados alcançados pelo indivíduo em relação a si próprio.