Metodologia
O Programa Geral intitulado: “Educando com a Vida Rumo a Cidadania”, aproxima-se da visão de saúde e habilidades, distanciando-se da visão de doença e de incapacidade. A metodologia fundamentada no modelo do Centro Ann Sullivan do Peru (LeBlanc, 1990) utiliza o Currículo Funcional Natural (CFN) acrescentado de procedimentos e protocolos desenvolvidos no Brasil no programa de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos-SP para: Avaliar e Monitorar Interesses e Desempenho, Comunicação Alternativa e Inserção no Mercado de Trabalho de pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo.
O CFN consiste em ensinar conceitos e habilidades úteis e necessárias à autonomia do usuário, que possam ser úteis no momento e continuar sendo úteis ao longo da vida em diversos ambientes e com diferentes pessoas. A abordagem é fundamentada no respeito à pessoa, na observação da eficiência para ampliar possibilidades de inclusão social.
Procedimento
A avaliação assim como a intervenção é individualizada. Por meio de atividades naturais e contextualizadas, usando materiais do cotidiano dos usuários é possível avaliar interesses e competências nas diversas áreas do desenvolvimento e do conhecimento, ponto de partida para elaboração das Metas – Objetivos e conceitos úteis e necessários à vida do usuário
As metas estabelecidas devem contemplar as necessidades da convivência familiar e cultural de cada usuário. Nesse aspecto serão organizadas no currículo individualizado as habilidades necessárias e compatíveis com a idade cronológica, no desenvolvimento da autonomia, vida diária, vida prática, comunicação social, comportamento, aptidão e talento e habilidades acadêmicas funcionais.
Nesse sentido os profissionais apoiam-se nos estudos de Vygotsky para exercer práticas pedagógicas por meio das relações sociais e afetivas nas quais a linguagem desempenha papel fundamental.
Na intervenção, a aprendizagem de conceitos ocorre em atividades contextualizadas, no ambiente real, com materiais do cotidiano e adequadas à idade cronológica do usuário.
Cada atividade deve estar estruturada com acessibilidade, sendo referenciais: a Comunicação alternativa e ampliada, incluso PECS-Adaptado adaptado ao CFN (WALTER, 2000); Análise da função do comportamento sob a visão humanista comportamental e o monitoramento é realizado individualmente (CUCCOVIA, 2003), sendo os resultados alcançados pelo indivíduo em relação a si próprio.
Atividades

Odontologia
Atendimento odontológico preventivo e de reabilitação, incluídas as doenças que apresentam fatores de risco evitáveis, ligados ao modo de vida, doenças sistêmicas e infectocontagiosas. Nas ações:Sorriso para Todos; Canal sem dor; Sorriso Bonito; Implante seu Sorriso; Cirurgia Bucal; Periodontia e a “Ação Um Sorriso Itinerante” são desenvolvidas as diversas especialidades.

Área social e psiquiátrica
Acolhimento, avaliação e orientação à comunidade.

Cuido do meu Corpo
Atividades de vida diária quanto ao asseio e higiene pessoal.

Cuido da Minha Casa
Tarefas do cotidiano, no cuidar do ambiente para valorização da participação parcial e melhor convivência familiar.

Habilidades Acadêmicas Funcionais
Conceitos acadêmicos aplicados em atividades de vida prática.

Arte e Cidadania
Respeito à criatividade, e ao talento individual por meio de práticas artísticas e culturais.

Aprender Fazendo
Atividades realizadas na comunidade que permitem a convivência e a generalização das habilidades e conceitos aprendidos.

Cidadania em Cena
Atividade Interface Fisioterapia, Fonoaudiologia, Dança e Expressão. A Coreografia é baseada em interesses dos usuários e habilidades adquiridas durante o programa de intervenção interdisciplinar.

Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA)
Ação que permeia todas as atividades é fundamental na expressão dos sentimentos, desejos e diálogo.

Comunicare
Aplicabilidade de programas CAA, com a utilização de recursos de tecnologia assistiva para estabelecer um canal de comunicação funcional e eficaz para a convivência em diferentes contextos.

Alimento Saudável
Atividade da horta/pomar: Participar do plantio, da colheita e do cuidar para ampliação do repertório para comer verduras, legumes e frutas.

Um motivo para caminhar
Interface fonoaudiologia e dança, ampliando funcionalidade para melhor deambulação, força muscular e desenvolver talentos.

Escolho meu Alimento
Ação interface fonoaudiologia e nutrição com vistas a ampliar o repertório alimentar e uma alimentação mais saudável.

Minhas habilidades Sociais
Serviço de acompanhamento psicológico para desenvolvimento das habilidades sociais e adequação do comportamento do usuário à sua idade cronológica.

Serviço de Orientação à Rede de Ensino
Atendimento educacional especializado complementar com supervisão aos usuários, apoio aos profissionais das escolas e visitas ao Centro pelos professores.

Inserção no Mercado de Trabalho
Contatos com empresas, para inserção da pessoa com deficiência no Mercado de trabalho.

Projeto Pais e Filhos
Ampliar a relação afetiva mãe e filho no trabalhar juntos e na valorização do potencial da pessoa com deficiência.

Escola de Família
Fortalecer vínculos e laços de compromisso com os programas, monitoramento da evolução do usuário, além de cursos e palestras.

Visita Domiciliar
Ampliar as condições de conhecimento do cotidiano, do ambiente familiar, cultural e comunitário de cada família.

Cursos e capacitação
Na Abordagem Funcional Natural e na área odontológica desenvolvida no Centro Ann Sullivan do Brasil Ribeirão Preto